Publicado em:6 de abril de 2015

Olivier Assayas fala do cancelamento de ‘Idol’s Eye’ com Robert


Olivier Assayas, Idol’s Eye

O cineasta francês Olivier Assayas ainda está em alta para estar na recepção do o seu mais recente trabalho, "Clouds Of Sils Maria." Em fevereiro, a estrela do filme, Kristen Stewart se tornou a primeira atriz americana a ganhar o Cesar Awards na França por sua atuação no filme. "Clouds de Sils Maria" parecia confundir alguns críticos em Cannes no ano passado, mas quase ironicamente, tem críticos americanos que foram mais receptivos a este como uma peça de teatro, e filme sobre o tempo, o envelhecimento e reflexo da identidade no espelho. É uma mergulhada, íntimo filme, e tinha coisas ido de acordo com o plano, no ano passado, Assayas teria mudado as engrenagens para trabalhar em um tipo completamente diferente de projeto.

O diretor estava pronto para montar seu primeiro filme americano-financiado, a história do crime "Idol’s Eye", estrelado por Robert Pattinson, Robert De Niro e Rachel Weisz, quando os financistas Benaroya Pictures desistiram no último minuto. As razões que o filme encerrou na época eram um tanto enigmático, mas, obviamente, de forma criativa e com motivação financeira. Na época Benaroya divulgou um comunicado que afirmou "os critérios de financiamento" foi "não serem cumpridos pelos produtores" e que eles tinham "[perdido] uma série de critérios de financiamento dos prazos." E assim, a empresa achou arriscado e puxaram a tomada.

Asssayas e seus produtores nunca realmente tiveram a sua chance de responder por isso, quando falamos com o cineasta na semana passada sobre "Clouds of Sils Maria," tivemos que perguntar. "Foi um horror", disse Assayas. "A história de horror longa e dolorosa. Vamos apenas dizer que se me colocaram fora por estar envolvido com esses tipos de projetos em qualquer tipo de forma, no futuro próximo."

Enquanto o cineasta não detalhou exatamente em quaisquer termos específicos quais as discordâncias foram, ele fez sugerir que os financiadores não estavam em cima da mesa, nem estavam na mesma página. Essa experiência fez ele ficar fora de produções americanas em geral? "Vamos dizer que eu vou pensar duas vezes sobre isso, as possibilidades de fazer filmes nos EUA", disse ele. "O problema é ... isso é uma abordagem diferente para o cinema e é isso... Vamos dizer que eu estava envolvido com essas pessoas [os financiadores] e eu não quero estar."

"E fazer filmes é estar envolvido com pessoas que eu gosto e que vivem em um mundo semelhante e aqui eu estava envolvido com as pessoas que vivem em um mundo completamente diferente que têm valores completamente diferentes e funcionam de maneira diferente", continuou ele. "Sempre achei que havia algum tipo de terreno comum, eu percebi que não tinha nenhum terreno comum."

"Idol's Eye" foi um projeto extremamente antecipado e um provavelmente um que teria estado em Cannes ou um dos outros grandes festivais de cinema, e que a maioria dos fãs querem saber é, será que ele vai fazer o projeto de novo?

"Mmmm ... Eu faria isso se o meu produtor conseguisse que eu poderia obter verdadeiro controle dele", disse Assayas, mas ele não soa exatamente esperançoso. "Se eu não tenho controle total, eu nunca confiarei nas pessoas que estiverem envolvidas com ele. Mas eu nunca vou ter esses tipos de riscos. Eu só estaria envolvido nesse filme se eu estivesse a garantida da segurança completa de que esta acontecendo em termos de cinema, decentes normais e não no meio da loucura que passamos."

Questionado sobre o que o filme teria sido, Assayas apenas salientou que foi uma provação a experiência.

"A coisa toda é uma vergonha, porque eu acho que eu tinha o elenco perfeito e o projeto foi realmente emocionante", explicou. "Foi incrivelmente frustrante, porque nós estávamos prontos e o financista tirou 24 horas antes da filmagem, que é inédito. É algo que nunca acontece. E 24 horas antes de fotografar você tem todos os elementos ali, todo o seu elenco, todos os seus sets que você tem todo o filme em sua mente. Para mim, você sabe que eu posso assistir o filme inteiro na minha mente. Eu sei exatamente o que teria sido, o que é muito frustrante."

Os que mantêm a esperança de Assayas dirigir o projeto Assayas "Idol’s Eye" deve observar no final da declaração original de Benaroya a empresa ressaltou que reteve os direitos do filme e foram pensando em mudar "para a frente com a produção na imagem depois de gerar uma revista no roteiro e montar uma nova equipe de filmagem." É uma decepção, mas o que o cineasta irá levar a seguinte, nós vamos estar assistindo.



Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial