Publicado em:18 de agosto de 2012

Rob e Croneberg falam sobre Cosmópolis para Miami Herald


David Cronenberg lembra o tempo de Oliver Stone perguntou: "David, não incomoda que seja como um cineasta marginal?"

Para Cronenberg, um dos diretores mais admirados e famosa do Canadá, respondeu: "Bem, Oliver, depende. Qual o tamanho de um público que precisa? "

É aí que reside o segredo do sucesso de Cronenberg. Cosmopolis, seu novo filme estreou na sexta-feira, é uma adaptação do romance de Don DeLillo sobre um bilionário jovem chamado Eric Packer, que passa um dia em sua limusine andando por Nova York em busca de um corte de cabelo.

Não há praticamente nenhum enredo tradicional em Cosmópolis. Mais na metade do filme tem lugar dentro da limusine, onde Eric tem reuniões com sua equipe, recebe um check-up de seu médico ("Sua próstata é assimétrica") e ainda tem sexo. Embora Eric, interpretado por Robert Pattinson, a estrela imensamente popular da série Crepúsculo, Cosmopolis é uma tarefa difícil para a multidão multiplex - um filme, rigoroso desafiador e estranhamente hipnótico preenchido com um denso diálogo jargão pesado.

Aos 69 anos, Cronenberg continua a fazer seus filmes emocionantes da maneira mais difícil.

"Quando você é um cineasta, passar um ano e meio de sua vida - talvez mais - colocar essas coisas juntas: Você tem que obter o seu financiamento no lugar e você ir atrás de atores que vai rejeitá-lo", diz ele. "É um processo difícil. Assim, o filme tem para realmente excitam e me intriga e me faz sentir como se eu estivesse indo para descobrir algo, tornando-a ", diz ele.

"Naturalmente, tem que adequar o orçamento para atender o assunto. Ninguém vai gastar US $ 200 milhões em Cosmópolis. Mas se você for realista sobre expectativas e do tamanho de sua audiência, e que está disposto a trabalhar para não o dinheiro que muito, você pode vir até com coisas muito interessantes. "

O preço de Cosmopolis foi de $ 20 milhões ainda parece alto para tal um filme na caixa do lado de fora, mas Cronenberg compensa o risco para os financiadores pela fundição Pattinson, que aparece em todas as cenas. (Colin Farrell foi originalmente definido para interpretar Eric, mas teve que desistir devido a conflitos de agenda.)

"Eu recebi o roteiro do nada e foi oferecido o papel, que foi um pouco chocante", diz Pattinson. "Geralmente, os filmes que eu estou oferecidos são terríveis. Este script senti tão original, que foi quase brilhante."

"Eu sabia que havia um filme a ser feito aqui. Eu só estava preocupado que eu não poderia ser o único a consegui-lo. Eu ficava pensando 'Há toneladas de pessoas melhores do que eu para este trabalho! "Levei um tempo para ficar a paz com isso."

Cosmopolis ofereceu a Pattinson a oportunidade de experimentar um tipo de atuação minimalista que não tinha feito antes. Eric Packer é um homem, individual distante que raramente expressa o que ele está sentindo. Na página, DeLillo faz-nos a par de seus pensamentos e monólogo interior, na tela, Pattinson usa pequenos gestos, o menor traço de um sorriso ou uma carranca eo endurecimento de um olhar para transmitir o seu estado interior.

"No início do filme, eu estou usando esse terno escuro e branco", diz ele. "Eu estou vestindo completamente escurecidas óculos de sol e eu estou parado, sem se mover. Cada ferramenta que os atores usam para o seu desempenho foi tirada de mim ", diz ele.

"Mas eu me sentia seguro, porque eu sabia que David estava me observando - realmente me olhando - e que lhe dá confiança. Maior parte do tempo em sets de filmagem, eu questiono se o diretor está mesmo prestando atenção no que eu estou fazendo. "

Pattinson tem uma  legião de fãs de Crepúsculo vai ser confuso por este filme friamente fascinante, mas Cronenberg construiu um suficiente garantia pela audiência para a bebida estranha.

Nem todo mundo vai gostar, é claro. Não há um fã de Cronenberg no planeta que poderia honestamente dizer que ama todos os filmes do diretor. E isso é um testamento para os riscos que ele tomadas desde o início de sua carreira de 37 anos.

(...)

Para Cronenberg, também, a inspiração para se adaptar Cosmopolis não surgiu de grandes temas, mas de detalhes sutis.

"Eu estava simplesmente tomado pelo diálogo. É um pouco como David Mamet ou Harold Pinter, porque é realista em um nível - parece que a forma como as pessoas falam - mas é também muito estilizado. Quando eu transcrito em forma de roteiro, que deu ao filme uma coesão incrível e ressonância. Foi quando eu perguntei a mim mesmo: 'É este um filme?' E eu pensei, 'Sim. É um filme muito interessante."

Quase todo o diálogo é levantado a partir do livro, o que significava que os atores tiveram que soar natural ao dizer frases como "Nós estamos todos jovens e inteligente e foram criados por lobos. Mas o fenômeno da reputação é uma coisa delicada. Uma pessoa sobe em uma palavra e cai em uma sílaba. "

Para Pattinson, as cadências incomuns e escolhas de palavras foram libertadoras.

"Eu me senti uma conexão física com a escrita - Eu pensei que era tão bom - e eu queria lê-lo em voz alta, logo que recebi o roteiro, só para ver como soava. É assim perfeitamente escrito. Eu amei o fato de que eu não tinha necessidade de colocar a minha marca pessoal em que como ator. Eu só tinha de realizá-la no verdadeiro caminho possível. "


Fonte | Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial