Publicado em:13 de maio de 2015

Em entrevista, Olivier Assayas elogia Kristen e fala de Robert no seu próximo filme


Link permanente da imagem incorporada

"A maior atriz de sua geração", Olivier Assayas sobre Kristen Stewart - Clouds of Sils Maria

Durante um, quatro dias no limite inesquecível em Paris no início deste ano quando a HeyUGuys tive a sorte de ser convidado, em meio a vários entrevistados, um se destacou; Olivier Assayas. O diretor de imagens, tais como Carlos e Something in the Air, estava lá para promover seu último empreendimento, o próximo, drama satírico Clouds of Sils Maria.

Seu entusiasmo e fervor é infeccioso, como o cineasta fala com uma certa eloqüência (e bastante impressionante compreensão do idioma Inglês) sobre a sua mais recente produção, e, em particular, do apoio da liderança de Kristen Stewart.

Stewart interpreta Valentine, a assistente da atriz reconhecida mundialmente Maria Enders, interpretada por Juliette Binoche - que é abordada para enfrentar a mesmo obra que a fez primeiro ficar famosa, só que desta vez em um papel diferente, levando-a a confrontar uma parte que é perturbadoramente um reflexo de si mesma e sua situação atual. No entanto, apesar do fato desse recurso funcionar como um veículo para mostrar o talento notável da estrela francesa Binoche, é por sua vez, que de fato a sutileza de Stewart chamou a atenção do cineasta.

"Eu vi Kristen primeiro em Into the Wild como uma adolescente e fiquei impressionada com ela, ela foi incrível, ela se destaca." Disse. "Eu a vi em The Runaways e eu acreditei nela. Eu não gostei do filme em tudo, mas ela foi genuína, era real. Então agora eu lendo aqui e ali que as pessoas estão surpresas com o quão boa ela é, como eles não imaginava isso - para mim, eu nunca questionei o fato de que ela era a maior atriz de sua geração. Para mim, foi sempre completamente claro que ela era uma atriz incrível. Mas eu não tinha idéia de que ela era tão boa, fiquei espantado com algumas das coisas que ela fez. Que eu realmente descobri na edição porque é muito sutil. Ela faz coisas pequenas, ela é uma mestre de sua arte. Eu a amo, eu amo o que faz, eu só não percebi até a sala de edição quão extraordinária que era."

Assayas admite, no entanto, que, inicialmente, ele tinha Stewart para fazer o papel de Jo-Ann, uma diva jovem americana, que iria estrelar a peça ao lado de Binoche, tendo em sua primeira parte - um papel que agora pertence à Chloe Moretz. No entanto, era, na verdade, a idéia de Stewart tentar algo um pouco diferente.

"Quando comecei a trabalhar no filme e imaginar quem seria quem, eu imaginava primeiro Kristen como Jo-Ann, que está mais próximo da fantasia que temos dela - mas na primeira conversa que tive com ela, ela disse que o personagem era chato para ela, era muito próximo.", continuou ele. "Ela não se sentia à vontade com ele, e pediu para ser considerada para a Valentine e eu não tinha pensado nisso, honestamente. E eu lhe disse que já estava discutindo o papel com Mia Wasikowska, mas ficou comigo, e em algum momento eu percebi que, na verdade, ela está certa. A parte de Valentine lhe deu a possibilidade de fazer algo que ela nunca fez, para estar em uma posição de ninguém a viu antes, então eu entendi por que foi emocionante para ela. Isso veio dela, ela entendeu antes de mim."

Os filmes de Assayas, pela sua própria natureza, tendem a ter uma evolução lenta, assuntos pensativos, estudos de personagens, da sociedade. Seu mais recente não é diferente, e enquanto ele está evidentemente ciente de que ter Stewart assumindo um papel de liderança potencialmente abre seu filme a um público totalmente novo e demográfico - não é que ele está esperando para ser inteiramente receptivo.

"Eles vão odiar", ele riu. "Talvez uma fração deles vai gostar, mas eles vão ficar terrivelmente aborrecido. É difícil acessar esse público de Crepúsculo, porque eles são tão jovens. Eles não estariam interessados em um filme como este. Eles vão estar ciente de que existe e vão ver fotos, mas eles estão mais interessados nos tweets do que o filme."

Apesar de cantar os louvores de Stewart, foi Binoche que primeiro inspirou este projeto inteiro - como Assayas admite que a sua própria amizade, pessoal com a atriz criou a base para a narrativa.

"O filme foi inspirado por Juliette Binoche, o filme é baseado em nosso relacionamento", explicou. "Nós nos conhecemos há muito tempo, nós começamos juntos em meados dos anos 80 quando escrevi Rendez-vous, e foi o filme que a tornou famosa, quando ela tinha cerca de 20 anos de idade e eu era um jovem homem, eu e meu primeiro grande crédito de roteirista. Então nós começamos juntos, mas nos levou 25 anos para finalmente fazer um filme juntos com Summer Hours, e ela estava apenas no set por cerca de 10 dias. Foi ótimo e nós adoramos, mas foi frustrante, por isso sabíamos que tínhamos de fazer um filme bom juntos, que é centrado em Juliette, de modo que é mais ou menos o que Sils Maria veio a ser. Era um filme inspirado por Juliette e, em seguida, recebemos de volta um presente para Juliette."

O filme leva, uma abordagem de auto-referencial um pouco na meta para a indústria do cinema - e um olhar criticando a falta de oportunidades para as atrizes de uma determinada, que admite Assayas é uma questão muito prevalente dentro da indústria - ainda que não aquele que a França é particularmente culpada.

"Não é um filme sobre o envelhecimento, é sobre como lidar com o tempo - que é uma coisa completamente diferente. Ela não é uma mulher velha por quaisquer padrões, ela tem uma carreira à sua frente e grandes coisas para fazer. Mas ela não é uma mulher jovem e mais, por isso é sobre como lidar com fechamento de capítulos e abrir um novo.", disse ele.

"Claro passagem do tempo é cruel em atrizes, têm seus rostos explodido em telas enormes, e você tem fãs examinando cada ruga, por isso é mais difícil para uma atriz que um ser humano normal. Mas, em seguida, na França muitas das maiores atrizes são antigas e fazer o seu melhor trabalho. Então essa é também a cultura cinematográfica francesa, temos sorte nesse sentido. Possivelmente, o maior é Isabelle Huppert, e ela não é exatamente um adolescente. Os cineastas escrevem grandes peças para ela e ela faz mais ou menos o que ela quer. No centro deste filme, é que há uma maneira de chegar a um acordo com o tempo."

Finalmente, no que diz respeito à própria carreira de Assayas, parece ser o oposto ao de seu protagonista, deixando para trás a indústria cinematográfica francesa, onde ele se sente tão à vontade, para um esforço mais próspera em Hollywood - mas ele explica que timidamente quando se lida com um filme desta laia, é sempre difícil conseguir a estimada luz verde.

"Há um filme que ficou muito perto de acontecer. Mas que vai ser o meu próximo filme ou um depois? Isso ainda é motivo de debate."

E, finalmente, quando questionado sobre se companheiro co-estrela de Crepúsculo de Stewart, Robert Pattinson pode ser uma parte do projeto, ele se limitou a dizer: "Sim, sim, ele é."

Clouds of Sils Maria será lançado em 15 de maio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial